terça-feira, 28 de maio de 2013

CIENCIAS SOCIAIS


CIENCIAS SOCIAIS
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Conteúdo 1
TUTORIA ON-LINE

Prezado(a) Aluno(a),

Com relação as disciplinas on-line, caso tenha dúvidas de conteúdo poderá encaminhar e-mail para a equipe da tutoria on-line.

As dúvidas referente a calendário, provas, agendamento, devem ser verificadas no seu campus. Este canal de comunicação é para esclarecimento sobre o conteúdo e entendimento da disciplina



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Atenciosamente,
Universidade Paulista

Conteúdo 2
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA

Caro aluno,


Seja bem vindo.

Nesta disciplina trataremos de assuntos como os fundamentos sobre teóricos sobre os quais se apóiam a sociedade contemporânea. Serão abordadas  as principais interpretações  sobre o mundo moderno  e temas centrais para reflexão sobre a  atualidade, como a globalização,  transformações no mundo do trabalho e o exercício da cidadania.  O  objetivo principal é  contribuir para que você compreenda, sob a perspectiva científica, a sociedade em que vive, e é nossa expectativa que você aprenda bastante.

Considerando-se que será você quem administrará seu próprio tempo, nossa sugestão é que dedique ao menos duas horas por semana para esta disciplina, estudando os textos sugeridos e realizando os exercícios de auto-avaliação. Uma boa forma de fazer isso é já ir planejando o que estudar, semana a semana.

Para facilitar seu trabalho, apresentamos na tabela abaixo, os assuntos que deverão ser estudados e, para cada assunto, a leitura fundamental exigida e a leitura complementar sugerida. No mínimo você deverá buscar entender bastante bem o conteúdo da leitura fundamental, só que essa compreensão será maior, se você acompanhar, também, a leitura complementar. Você perceberá isso, ao longo dos estudos.

Assuntos
Leitura Fundamental
Leitura complementar
1. Introdução ao pensamento científico sobre o social.
COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da Sociedade. 3ª. Ed. São Paulo: Moderna, 2005 p. 28 a 72

2.Transformações sociais do século XVIII
MARTINS, Carlos B. O que é Sociologia. 57ª.ed. São Paulo: Brasiliense, 2001, p. 07 a 33
http://www.urutagua.uem.br//ru09_sociedade.htm

3. Três visões sobre a sociedade moderna: positivismo, materialismo histórico-dialético e racionalismo.
COSTA: 2005, p. 81 a 135
MARTINS.:2001   p. 34 a 71
http://www.anpocs.org.br/portal/publicacoes/rbcs_00_11/rbcs11_01.htm

 http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv000042.pdf
 http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/Urutagua/article/view/4775/4046

 http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/Urutagua/article/view/4775/4046

4. A formação do capitalismo no Brasil
VITA, Álvaro. Sociologia da Sociedade Brasileira. São Paulo: Ática, 1989 pag. 132 a 145

COSTA. op. cit. (p.190 a 206)

5. A globalização e suas conseqüências
BARBOSA, Alexandre. O mundo globalizado: política, sociedade e economia. São Paulo: Contexto, 2003
VIEIRA, Liszt. Cidadania e globalização. Rio de Janeiro: Record, 2004 (p. 69 a 109)

6.Transformações no trabalho
ANTUNES, Ricardo. Adeus ao Trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 14a. ed. São Paulo: Cortez, Campinas:  UNICAMP, 2010 (p. 49 a 62)

http://www.polis.org.br/utilitarios/editor2.0/UserFiles/File/trabalho%20escravo[1].pdf

7. Política e relações de poder
VIEIRA, Liszt. Cidadania e globalização. 5ª. Ed. Rio de Janeiro: Record, 2001

 http://www.urutagua.uem.br/013/13goncalves.htm

8. Problemas urbanos e lutas sociais
VIEIRA, Liszt. Op. cit p. 43 a 68 et 110 a 126.
VITA, 1989 p. 228 a 243 et p. 132 a 145
 http://www.espacoacademico.com.br/056/56pereira.htm
FERREIRA, Delson. Manual de Sociologia. São Paulo: Atlas, 2001 p. 146 a 155
 http://www.espacoacademico.com.br/095/95hamel.htm




B - Avaliações

Como é de seu conhecimento, você estará obrigado a realizar uma série de avaliações, cabendo a você tomar conhecimento do calendário dessas avaliações e da marcação das datas das suas provas, dentro dos períodos específicados.

Por outro lado, é importante destacar que uma das formas de se preparar para as avaliações é realizar  os exercícios de auto-avaliação, disponibilizados para você neste sistema de disciplinas on-line. O que tem que ficar claro, entretanto, é que os exercícios que são requeridos em cada avaliação não são a s repetições dos exercícios da auto-avaliação.

Para sua orientação, informamos na tabela a seguir, os assuntos que serão requeridos em cada uma das avaliações às quais você estará sujeito:

  Conteúdos a serem exigidos nas avaliações
Avaliações Assuntos Exercícios de auto-avaliação
NP1 Do assunto 01 até  04 Todos os exercícios destas unidades
NP2 Do assunto 04 até o final Todos os exercícios destas unidades
Substitutiva Toda a matéria Todos os exercícios
   Exame Toda a matéria Todos os exercícios

C - Referências bibliográficas

Livro texto:
COSTA, Cristina. Sociologia: Introdução à Ciência da Sociedade.  3ª. Ed.- São Paulo: Ed. Moderna, 2005.
 Outras referências
ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaios sobre as Metamorfoses e a Centralidade do Mundo do Trabalho.14a. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
BARBOSA, Alexandre F. O mundo globalizado: política, sociedade e economia. São Paulo, 2ª.ed. São Paulo: Contexto, 2003.
MARTINS, Carlos B. O que é Sociologia. 57ª. Ed.  São Paulo: Brasiliense, 2001.
VIEIRA, Liszt. Cidadania e globalização. 2ª. Ed. Rio de Janeiro: Record, 2004



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Conteúdo 3
INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO CIENTÍFICO SOBRE O SOCIAL - 1° BIMESTRE

1
A Sociologia surgiu em um contexto social específico, marcado por profundas transformações sociais que colocava  a necessidade de compreender a sociedade sob a perspectiva da ciência. O contexto histórico foi marcado pela,(o)

A
pensamento grego e as guerras púnicas que influenciaram decisivamente a constituição da sociologia;
B
 revolução gloriosa e independência dos EUA,  foram fundamentais para que a sociologia se fundamentasse como ciência;
C
 revolução russa foi determinante para o pensamento ocidental e o surgimento da sociologia;
D

revolução industrial e a revolução francesa foram fundamentais para a instalação da sociedade capitalista e o surgimento da sociologia;
E
 Radicalização das lutas sindicais no início do século XIX, que levou à necessidade social de estudar formas de coibir suas ações políticas.

2
O renascimento  foi caracterizado como o momento histórico em que floresceu um novo pensamento social  marcado pelo laicismo e pelo aparecimento de novas instituições políticas e sociais, como as nações, os estados, as legislações e os exércitos.  Neste contexto, as atividades econômicas ligadas ao comércio se desenvolveram favorecendo que classe social ?
A
a burguesia comercial
B
a aristocracia rural
C
o campesinato
D
a classe operária
E
o operariado urbano

3
Foi  no Renascimento que o homem europeu retornou  a prática do pensamento especulativo, concebendo o seu papel na história dos acontecimentos como agente. O pensamento social renascentista expressou-se nas obras de pensadores como  Nicolau Maquiavel e Thomas Morus. Nestas duas obras observa-se:
A
uma análise clara das bases materiais  em que se assenta o poder pólítico da época;
B
a expressão dos ideais de vida moderada, laboriosa e igualitária presente na sociedade da época.
C
a vida dos homens já aparecendo como resultado das condições econômicas e políticas e não de sua fé ou de sua consciência individual;
D
a reflexão sobre um modelo político de organização social pautado na igualdade entre os homens.
E
uma apurada crítica da ordem social;

4
A partir do século XV, o Renascimento influenciou um conjunto de transformações profundas na sociedade européia. Dentre as mais significativas destacam-se:
A
A formação de uma mentalidade laica e a negação do individualismo
B
A formação de uma postura crítica em relação ao conhecimento científico
C
A formação de uma mentalidade laica e a defesa do emprego de métodos científicos
D
A consolidação da mentalidade religiosa já que o teocentrismo foi adquirindo maior credibilidade.
E
A formação de uma mentalidade laica, embora os filósofos e pintores deste período tenham valorizado os princípios religiosos.

1. Introdução ao pensamento científico sobre o social: Renascimento e Ilustração

Nesta unidade, temos como objetivo compreender os fundamentos filosóficos sob os quais a sociedade moderna se desenvolveu na Europa a partir do final do século XV.  Para isso, analisamos dois  movimentos intelectuais  que propiciaram  mudanças de mentalidade na época e contriburam para o desenvolvimento econômico e social, o Renascimento e a Ilustração. Com a analise do pensamento de  autores como Thomas Morus, Maquiavel e  Rousseau,  procura-se compreender os fundamentos das transformações sociais que conduziram a Europa a estruturar a vida social em torno de valores, como a racionalidade, liberdade, individualidade e competitividade.
               O Renascimento também é chamado de humanismo, pois busca-se recuperar os valores humanistas das sociedades grego-romanas e valorizar as ações humanas em oposição a uma postura contemplativa.  O antropocentrismo norteou o desenvolvimento do movimento intelectual, ao conceber que a humanidade é o centro para o qual deve convergir todo o conhecimento

           A partir do século XV, a Europa viveu uma transformação na forma de conceber a existência humana e ver o universo, que propiciou o surgimento de formas de pensar pautadas na razão. O homem deixa de considerar sua existência como predestinação e desenvolve um conhecimento racional. A transformação na esfera do pensamento é acompanhada de crise no modo de organização social da época, o feudalismo. Inicia-se uma nova era não só para a organização do trabalho, o conhecimento humano também sofre modificações. Essa nova forma de conhecimento da natureza e da sociedade, na qual a experimentação e a observação são fundamentais, aparece neste momento, representada pelo pensamento de Maquiavel (1469-1527), Galileu Galilei (1564-1642), Francis Bacon (1561-1626), René Descartes (1596-1650).

O pensamento social do Renascimento se expressa na criação imaginária de mundos ideais que mostrariam como a realidade deveria ser, sugerindo, entretanto, que tal sociedade seria construída pelos homens com sua ação e não pela crença ou pela fé. Thomas Morus (1478-1535) em sua obra  A Utopia defende a igualdade e a concórdia entre os homens. Concebe um modelo de sociedade no qual todos têm as mesmas condições de vida e executam em rodízio os mesmos trabalhos.

Maquiavel em sua obra O Príncipe,  publicada em 1532, afirmava  que o destino de uma sociedade depende da ação dos governantes. Analisou as condições para um governante fazer conquistas, reinar e manter-se no poder.  A importância dessa obra reside no tratamento dado ao poder, que passa a ser visto a partir da razão e da habilidade do governante para se manter nele, separando a análise do exercício do poder da ética. A obra de Maquiavel permanece atual e até os dias de hoje é recomendada sua leitura para aqueles que buscam compreender as tramas que envolvem as relações de poder entre os grupos sociais.

Segundo (COSTA: 2005,p.35) as idéias de Thomas Morus e  Maquiavel expressam os valores de uma sociedade em mudança, portadora de  uma visão laica* da sociedade e do poder.

Com a Ilustração*, as idéias de racionalidade e liberdade se convertem em valores supremos.  A racionalidade aqui é compreendida como a capacidade humana de pensar e escolher. Liberdade significa que as relações entre os homens deveriam ser pautadas na liberdade contratual, no plano político isto significa a livre escolha dos governantes, colocando em xeque o poder dos monarcas. Os filósofos iluministas concebiam a política como uma coletividade organizada e contratual e o  poder  como uma construção lógica e jurídica.

Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) em sua obra O contrato social, afirma que a base da sociedade estava no interesse comum pela vida social, no consentimento unânime dos homens em renunciar as suas vontades em favor de toda a comunidade (COSTA: 2005, p. 48). Rousseau identificou na propriedade privada a fonte das injustiças sociais e defendeu um modelo de sociedade pautada em princípios de igualdade. Diferentemente de Rousseau, John Locke (1632-1704) reconhecia entre os direitos individuais o respeito à propriedade. Foi o primeiro autor a defender que os princípios de organização social fossem codificados em torna de uma Constituição.

Concluímos que o pensamento social anterior a formação da Sociologia como ciência,  é caracterizada por estudos sobre a vida social que não tinham como preocupação central conhecer a realidade como ela era, e sim propor formas ideais de organização social. O pensamento filosófico de então, já concebia diferenças entre indivíduo e coletividade, e como afirma (COSTA:2005, p.49) “Mas, presos ainda ao princípio da individualidade, esses filósofos entendiam a vida coletiva como a fusão de sujeitos, possibilitada pela manifestação explícita das suas vontades”.


Questão:

O renascimento é considerado um dos mais importantes momentos da história do Ocidente, entendido como o momento da ruptura entre o mundo medieval, com  características de sociedade agrária, estamental, teocrática e fundiária e o mundo moderno, urbano, burguês e comercial. Neste período emerge um novo pensamento social que tem por base:


a-) Estímulo ao individualismo, rejeição ao pensamento religioso, valorização da razão.

b-) Estímulo à atrividade agrária, rejeição do pensamento racional e valorização da igreja.

c-) Estímulo à vida coletiva, rejeição ao pensamento religioso e valorização das práticas consideradas mágicas.

d-) Estímulo ao individualismo, rejeição ao pensamento racional e valorização da igreja.

e-) Estímulo a atividade manufatureira, rejeição ao pensamento científico e valorização do pensamento mágico.


Alternativa correta: A

2.  O pensamento científico sobre o Social

            A preocupação em conhecer e explicar os fenômenos sociais sempre foi uma preocupação do ser humano. Mas  a explicação com base científica, é fruto da sociedade moderna, industrial e capitalista. A Sociologia como ciência, surgiu no século XIX e significou que o pensamento sobre o social se desvinculou das tradições morais e religiosas,  Como afirma (COSTA: 2005, p.18).



“Tornava-se necessário entender as bases da vida social humana e da organização da sociedade, por meio de um pensamento que permitisse a observação, o controle e a formulação de explicações plausíveis, que tivessem credibilidade num mundo pautado pelo racionalismo”.


            Augusto Comte (1798-1857) foi o autor que desenvolveu pela primeira vez, reflexões sobre o mundo social sob bases científicas. Para este autor, o  papel da Sociologia seria conhecer as leis sociais para poder prever os fenômenos e agir com eficácia. (QUINTANEIRO. 2007 p. 19); Em um contexto de grande desenvolvimento das ciências físicas e biológicas, se inspirou no avanço dos conhecimentos sobre o corpo humano para traçar analogia entre o corpo humano e uma corpo social. Em sua análise compreendia a sociedade como um grande organismo, em que  cada parte possui uma função específica e o bom funcionamento do corpo social depende da atuação de cada órgão.  Esta ideia é passível de ser exemplificada em nosso cotidiano se observamos as relações de trabalho em uma empresa, onde cada um depende do trabalho do outro e o bom funcionamento da organização é identificado na interrelação do trabalho de diferentes indivíduos.

            Segundo Comte, ao longo da história a sociedade teria passado por três fases: a teológica, a metafísica e a científica. Concebia a fase teológica como aquela em que os homens recorriam à vontade de deus para explicar os fenômenos da natureza. A segunda fase, o homem já seria capaz de utilizar conceitos abstratos, mas é somente na terceira base, que corresponde à sociedade industrial, que o conhecimento passa a se pautar na descoberta de leis objetivas que determinam os fenômenos.

            Comte procurou estudar o que já havia sido acumulado em termos de conhecimentos e métodos por outras ciências como a matemática, biologia, física, para saber quais deles poderiam ser utilizados na sociologia.

          O conhecimento sociológico permite ao homem transpor os limites de sua condição particular para percebê-la como parte de uma totalidade mais ampla, que é o todo social. Isso faz da sociologia um conhecimento indispensável num mundo que, à medida que cresce, mais diferencia e isola os homens e os grupos entre si.


         Questão:

         O despontar da Sociologia no século XIX significou o aparecimento da preocupação do homem com o seu mundo e a sua vida em grupo, numa nova expectativa, livre das tradições morais e religiosas provocando assim, uma preocupação com as regras que organizavam a vida social que, se observadas e apreendidas, poderiam dar a este homem explicações razoáveis que tornassem possível prever e controlar os fenômenos sociais. Resultando assim:

         a-) na possibilidade de poder intervir conscientemente nos processos, tanto para reforçá-los como para negá-los, dependendo dos interesses  em jogo;

        b-) no tratamento das questões relativas à vida social, como temas do senso comum e não de interesse do cientista;

        c-) na definição do objeto de estudo da Sociologia

        d-) na criação de um vocabulário próprio com conceitos que designam aspectos precisos da vida social;

        e-) numa indagação a respeito de como as sociedades devem se organizar para serem tão perfeitas quanto possível.

Alternativa correta: A

Texto base: COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. 3a. ed. São Paulo: Moderna, 2005

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Conteúdo 4
TRANFORMAÇÕES DO CAPITALISMO NO SÉCULO XVIII - 1O. BIMESTRE

1
No início da Revolução Industrial o trabalho infantil foi utilizado com grande intensidade pelos capitalistas por quê:
A apelava para o ideal de homem ativo e poupador
B apelava para o dever do trabalho e o repúdio a ociosidade
C orientava a criança para a disciplina, o esforço físico e o bem estar social
D supunha, na criança, maior docilidade e obediência em virtude de sua fragilidade.
E exigia da criança a subsistência e a liberdade de ocupar o tempo livre.

2
ENADE 2004
"O homem se tornou lobo para o homem, porque a meta do desenvolvimento industrial está concentrada num objeto e não no ser humano. A tecnologia e a própria ciência não respeitam valores éticos e, por isso, não tiveram respeito algum com  o humanismo, para a convivência e para o sentido mesmo da existência. Na própria política, o que contou no pós-guerra foi o êxito econômico e, muito pouco, a justiça social e o cultivo da verdadeira imagem do homem. Fomos vítimas da ganância e da máquina. Das cifras. E, assim, perdemos o sentido autêntico da confiança, da fé, do amor. As máquinas andaram por cima da plantinha sempre tenra da esperança. E foi o caos."
ARNS, Paulo Evaristo. Em favor do homem. Rio de Janeiro: Avenir, s\d, p. 10.
De acordo  com o texto, pode-se afirmar que:
A
A industrialização, embora respeite os valores éticos, não visa o homem.
B
A confiança, a fé, a ganância e o amor se impõem para uma convivência possível.
C
A política do pós-guerra eliminou totalmente a esperança entre os homens.
D
O sentido da existência encontra-se instalado no êxito econômico e no conforto.
E
O desenvolvimento tecnológico e científico não respeitou o humanismo.

3
A Revolução Industrial ocorrida no final do século XVIII transformou as relações do homem com o trabalho. As máquinas mudaram as formas de trabalhar, e as fábricas concentraram-se em regiões próximas às matérias-primas e grandes portos, originando vastas concentrações humanas. Muitos dos operários vinham da área rural e cumpriam jornadas de trabalho de 12 a 14 horas, na maioria das vezes em condições adversas. A legislação trabalhista surgiu muito lentamente ao longo do século XIX e a diminuição da jornada de trabalho para oito horas diárias concretizou-se no início do século XX.
Pode-se afirmar que as conquistas no início do século XX são decorrentes de:
A a expansão do capitalismo e a consolidação dos regimes monárquicos constitucionais
B
a expressiva diminuição da oferta de mão-de-obra, devido à demanda por trabalhadores especializados.
C a capacidade de mobilização dos trabalhadores em defesa dos seus interesses
D
o crescimento do Estado ao mesmo tempo que diminuía a representação operária nos parlamentos.
E
a vitória dos partidos comunistas nas eleições das principais capitais européias.



1. – Transformações sociais do século XVIII: Revolução Francesa


Nesta unidade nosso objetivo é compreender a maneira como o capitalismo se afirmou como modo de organização social a partir do século XVIII. Para isso recorreremos a análise das revoluções burguesas[1] pela capacidade de provocar as mudanças que puseram fim ao sistema feudal. A importância dessas revoluções é que estimularam o desenvolvimento do capitalismo, pondo fim às monarquias absolutistas e contribuíram para a eliminação  de  barreiras que impediam o livre desenvolvimento econômico.
         As idéias propagadas pelo iluminismo, conduziram a crítica ao pensamento teológico e o avanço do pensamento racional, contribuindo para mudança dos costumes e do pensamento da época.  Buscava-se transformar não só o pensamento, mas a própria sociedade, criticando os fundamentos da sociedade feudal. Autores como Rousseau, Montesquieu procuravam mostrar como a sociedade feudal era injusta e irracional, impedindo o exercício da liberdade humana.
         No final do século XVIII a monarquia francesa procurava garantir os privilégios da nobreza, que não pagava impostos e possuía o direito de receber tributos, em um contexto no qual crescia a miserabilidade do povo. A burguesia também se opunha ao regime monárquico, pois este, não permitia a livre constituição de empresas, impedindo a burguesia de realizar seus interesses econômicos.
      Em 1789, com a mobilização das massas em torno da defesa da igualdade e da liberdade, a burguesia tomou o poder e passou a atuar contra os fundamentos da sociedade feudal. Procurou organizar o Estado de forma independente do poder religioso e promoveu profundas inovações na área econômica ao criar medidas para favorecer o desenvolvimento empresarial. Dentre as mudanças significativas impostas pela Revolução Francesa, vale destacar a promulgação de uma legislação que limitava o poder da família, proibindo os abusos da autoridade paterna. Os bens da Igreja foram confiscados e a educação deixa de ser controlada pela Igreja e se torna obrigação do Estado.
      As massas que participaram da revolução, logo foram surpreendidas pelas medidas da burguesia, que proibiu as manifestações populares e os movimentos contestatórios, que  passaram a ser reprimidos com violência.

     Questão: A Revolução Francesa (1789) foi um fato histórico crucial para o desenvolvimento e consolidação do mundo moderno, tendo em vista que:
a)       Teve como principal conseqüência a centralização do poder da igreja católica, que terminou firmando-se como a principal instituição responsável pelo controle do poder político, antes muito diluído entre as famílias nobres que governavam a Europa.
b)      Criou condições para a separação definitiva, no mundo ocidental, entre Estado (política) e Igreja (religião), de modo que os fatos políticos passaram a ser entendidos como fenômenos sociais definidos pelo jogo de forças entre indivíduos e grupos que formam uma dada sociedade. Em outras palavras, consolidou a política como ação livre de qualquer tipo de influência mágica ou mística, seja na condução e sentido dos acontecimentos, seja na legitimação do poder.
c)       Criou as condições de florescimento da moderna indústria, tendo em vista que, pela primeira vez na história, combinou-se, no ambiente de trabalho, emprego de tecnologia (máquinas) e organização racional dos trabalhadores no processo fabril.
d)      Abriu espaço para uma série de movimentos de caráter conservador, que buscavam a restauração dos princípios da sociedade feudal
e)      Foi responsável pela consolidação de uma nova forma de governo, conhecido como monarquia constitucional, em que a figura do rei perdeu poder de decisão política e, em seu lugar, entrou a figura do primeiro-ministro.
Alternativa correta: B


 2.  Transformações do capitalismo no século XVIII: Revolução Industrial
             A revolução industrial eclodiu na Inglaterra na segunda metade do século XVIII. Ela significou algo mais do que a introdução da máquina a vapor, e aperfeiçoamento dos métodos produtivos. A revolução nasceu sob a égide da liberdade: permitir aos empresários industriais que desenvolvessem e criassem novas formas de produzir e enriquecer. (MARTINS: 1992). Constituiu  uma autêntica revolução social que se manifestou por transformações profundas na estrutura institucional, cultural, política e social.
O desenvolvimento de técnicas levou os empresários a incrementar o processo produtivo e aumentar as taxas de lucro. Isto levou os empresários a se interessar cada vez mais pelo aperfeiçoamento das técnicas de produção, visando produzir mais com menos gente.  A relação de classes que passa a existir entre a burguesia e os trabalhadores é orientada pelo contrato – o que permite inferir que a liberdade econômica e a democracia política – temos o trabalhador livre para escolher um emprego qualquer e o empresário  livre para empregar quem desejar.(MEKSENAS:1991, p. 47) , ela significou uma profunda transformação na maneira dos homens se relacionarem.
Aspectos importantes da Revolução Industrial
1. A produção passa a ser organizada em grandes unidades fabris, onde predomina uma intensa divisão do trabalho.
2. Aumento sem precedentes na produção de mercadorias.
3. Concentração da produção industrial em centros urbanos.
4. Surgimento de um novo tipo de trabalhador: o operário
 A revolução industrial desencadeou uma maciça migração do campo para cidade, tornando as áreas urbanas o palco de grandes transformações sociais. Formam-se as multidões que revelam nas ruas uma nova face do desenvolvimento do capitalismo: a miserabilidade.
            No interior das fábricas as condições de trabalho eram ruins. As fábricas não possuíam ventilação, iluminação e os trabalhadores eram submetidos à jornadas de trabalho de até 16 horas por dia. Era usual nas fábricas a presença de mulheres e crianças a partir de 5 anos atuando na linha de produção. Quanto aos homens, amargavam a condição de desempregados.
Os problemas sociais inerentes à Revolução Industrial foram inúmeros: aumento da prostituição, suicídio, infanticídio, alcoolismo, criminalidade, violência, doenças epidêmicas, favelas, poluição, migração desordenada.
         Embora a desigualdade social sempre tenha existido ao longo da história da humanidade, os problemas acima expostos são maximizados na sociedade moderna, tornando . a vida em sociedade complexa. Por isso precisamos de uma ciência para compreender os nexos que ligam a realidade. Isto fez com que a Sociologia tomasse as relações sociais estabelecidas entre os homens como seu objeto de conhecimento sistemático.


Questão:

Podemos apontar como consequência da Revolução Industrial:

a-) O decréscimo da população urbana, que era explorada no penoso trabalho da indústria.

b-) A humanização imediata das relações de trabalho, principalmente no que se refere a salários, condições de higiene e jornada de trabalho.

c-) O crescente controle por parte do operário do conjunto do processo produtivo, impedindo a fragmentação do saber e a alienação.

d-) O desenvolvimento da urbanização, dos transportes, das comunicações e da produção em série e aumento da desigualdade social.

e-) Fim da exploração dos operários urbanos e o nascimento das ideias socialistas.


Alternativa correta: D







Texto base: MARTINS, Carlos B. O que é Sociologia.São Paulo: Brasiliense, 1992.

[1] As revoluções burguesas foram: Revolução Gloriosa (1680) na Inglaterra, a Revolução Francesa (1789), a Independência Americana (1776) e a Revolução Industrial inglesa a partir de 1750. Enfocaremos em nosso curso somente as Revoluções Francesa e Industrial por constituírem as duas faces de um mesmo processo: a consolidação do regime capitalista moderno.

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Conteúdo 5
AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS - 1O. BIMESTRE

1
O conceito de mais-valia desenvolvido por Karl Marx significa:
A o lucro do empresário advém da venda de mercadorias
B a mais valia é obtida pela parte da riqueza produzida pelo capitalista, que investe seu lucro no sistema produtivo.
C a mais valia é obtida pela parte da riqueza produzida pelo trabalhador que fica com o capitalista
D a mais valia é obtida pelo trabalhador como fruto do seu trabalho, seu empenho e sua dedicação aos interesses da organização.
E a mais valia significa o lucro do empresário no processo de circulação simples da mercadoria.

2
Max Weber elaborou importante teoria sobre os tipos ou formas de poder e de dominação. Assinale a alternativa que, de acordo com o autor, contém os três tipos de poder e de dominação:
A
Legislativo, executivo e judiciário
B Legal ou racional, tradicional e carismático
C
Econômico, político e cultural
D Democrático, liberal e totalitário
E Laico, religioso e militar


1. As contribuições de Émile Durkheim e Max Weber
O objetivo desta unidade é compreender as diferentes contribuições teóricas das Ciências Sociais para a compreensão da sociedade moderna. É importante compreender como estes conceitos permanecem atuais e podem ser aplicados para estudar os fenômenos contemporâneos. Outro elemento importante deste conteúdo é compreender que existem diferentes princípios explicativos para a sociedade capitalista, evidenciando o grau de complexidade do mundo moderno.

Os três teóricos clássicos da sociologia: Durkheim, Weber e Marx criaram concepções norteadoras para a observação social e seguramente pode-se afirmar que qualquer estudo sociológico vai, invariavelmente, ter uma filiação clara a um destes modelos teóricos ou a aspectos combinados destes modelos.

Émile Durkheim (1858-1917) foi o criador do organicismo ou funcionalismo, pois comparou a sociedade a um organismo vivo. Para ele, assim como no organismo, em que cada órgão tem que cumprir a sua função para que o todo se mantenha saudável, na vida social cada indivíduo deve cumprir a sua função, do contrário a sociedade ficará doente, ou seja, entrará num estado patológico.

Durkheim desenvolveu conceitos fundamentais para a compreensão da vida social como: fatos sociais, que podem ser normais ou patológicos; coerção social; solidariedade mecânica e orgânica. A importância da obra de Durkheim é identificar como o social se sobrepõe ao individual restringindo a possibilidade de exercício da liberdade.

Para Max Weber (1864-1920) as instituições produzidas pelo capitalismo, como a grande empresa, constituíam clara organização racional que desenvolvia suas atividades dentro de um padrão de precisão e eficiência. O capitalismo lhe parecia à expressão da modernização e de racionalização do homem ocidental, porém ele alertou para os perigos dessa racionalização crescente que leva a excessiva especialização a um mundo cada vez mais tecnicista e artificial e a deterioração das relações humanas e dos aspectos existenciais do indivíduo. Para Weber esse sistema cria a burocracia, que é um dos principais problemas gerados pelo capitalismo. Além disso, Max Weber volta sua reflexão para a análise das subjetividades humanas analisando a importância do protestantismo no desenvolvimento da sociedade capitalista.



Questão:



Leia com atenção a frase a seguir:

"Se não me submeto às convenções mundanas; se, ao me vestir, não levo em consideração os usos seguidos em meu país e na minha classe, o riso que provoco, o afastamento em que os outros me conservam, produzem os mesmos efeitos de uma pena propriamente dita (...) Não sou obrigado a falar o mesmo idioma que meus compatriotas, nem empregar as moedas legais; mas é impossível agir de outra maneira (...) Se sou industrial, nada me proíbe de trabalhar utilizando processos e técnicas do século passado; mas, se o fizer, terei a ruína como resultado inevitável". (DURKHEIM: 1985, p.02)

A frase acima expressa a relação entre o indivíduo e a sociedade, que podem ser compreendida:
A

A sociedade moderna nasceu sob o princípio da liberdade e da individualidade, por isso é garantido em todas as instâncias da vida, a livre expressão de idéias e ações.
B

Existe uma imposição do social sobre o individual, pois quando nascemos já encontramos uma sociedade pronta com regras e valores que devemos seguir.
C

Existe o domínio do individual sobre o social tendo em vista que a sociedade é constituída de indivíduos livres e soberanos.
D

Existe uma imposição do social sobre o individual porque a democracia ainda não se manifesta como um valor universal.
E

Existe uma imposição do individual sobre o social pois ainda existem ditadores em vários países do mundo.
Alternativa correta: B

2. A contribuição teórica de Karl Marx



Karl Marx (1818-1883) é um  pensador que exerceu grande influência sobre os movimentos políticos do século XX. O conjunto de sua obra guarda atualidade pela crítica que faz ao modo de organização social do mundo moderno. Segundo Marx, as sociedades, assim como tudo o que vive traz em si o gérmen da sua própria destruição. A história dos sistemas e modos de produção é uma constante superação do velho pelo novo, segundo ele o declínio dos sistemas sociais se dá no seu próprio interior, quando os indivíduos ao repetir suas formas vão recriando e transformando seu funcionamento.

Karl Marx demonstra que nos diferentes períodos históricos o  processo produtivo sempre foi organizado com base na exploração de uma classe sobre a outra. Por esse motivo Marx cunhou uma  frase que se tornou famosa: “A história da humanidade é a história da luta de classes”.

O processo de extração da mais-valia que foi descrito por Marx ainda se processa da mesma maneira na atualidade. O salário pago ao trabalhador não corresponde ao total de riquezas produzidos por ele. Parte da riqueza produzida fica nas mãos dos empresários. Enquanto o salário garante a subsistência do trabalhador, o lucro os empresários possibilita a reprodução do capital. As inovações tecnológicas tem contribuido para a redução do número de trabalhadores que conseguem emprego, atuando no processo de compressão dos salários para baixo.

A análise da obra de Karl Marx é fundamental para a compreensão das desigualdades sociais, um dos problemas centrais do mundo contemporâneo  pois mostra como a riqueza produzida pelos trabalhadores é apropriada pela classe dominante.

Karl Marx desenvolveu conceitos importantes como ideologia, concebida  como um sistema de inversão da realidade, em que as ideais da classe dominante aparecem como as ideias dominantes de uma época.  Para ele, a ideologia burguesa tem como objetivo fazer com que as pessoas não percebam que a sociedade é dividida em classes sociais, atuando para a manutenção das estruturas sociais.

Desenvolveu o conceito de alienação que faz com que o trabalhador perca a consciência da sua realidade concreta, não se percebendo como o verdadeiro produtor das riquezas. O trabalhador passa a ser controlado externamente, pelo seu patrão, que determina o seu salário, a sua jornada. A alienação política, que significa que o trabalhador não se vê como agente capaz de intervir nos rumos políticos da sociedade.

Conceitos como ideologia e alienação possibilitam a compreensão das razões pelas quais os oprimidos não se rebelam contra o sistema, pois o sistema de dominação e introjetado na suas cabeças, que passam a ver com naturalidade a desigualdade e a opressão, dificultando os processos de transformação social.



Questão:

Com o objetivo de entender o capitalismo, Karl Marx, proporcionou à sociologia uma grande comtribuição com novos conceitos, que seriam de extrema importância para os estudos da sociedade. Sendo assim, um deles é chamado de ALIENAÇÃO que é:

A
 a condição que o ser humano alcança quando vive em razão do dinheiro, condição análoga a de um viciado.
B
 a visão utópica da vida em sociedade
C
 a implantação do comunismo, como solução para uma sociedade justa e igualitária.
D
 um distúrbio mental ocasionado pelos altos índices de produtos nocivos à saúde das pessoas que trabalhavam nas indústrias sustentadas pelo capitalismo.
E
 a separação do homem de seus meios de produção, dos frutos de seu trabalho, e também vida política, em razão da imposição do mundo capitalista
Alternativa correta: E



 Texto base:

COSTA, Cristina. Sociologia: introdução à ciência da sociedade. 3a.ed. São Paulo: Moderna, 2005

FERREIRA, Delson. Manual de Sociologia: dos clássicos à Sociedade da Informação. São Paulo: Atlas, 2001


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Conteúdo 6
A FORMAÇÃO DA SOCIEDADE CAPITALISTA NO BRASIL - 1º BIMESTRE

1
No início do século XX, contata-se que não havia no Brasil  desenvolvimento econômico e industrial comparável aos países da Europa  EUA. Esta constatação levou as oligarquias rurais  a afirmar que  "o Brasil era um país com vocação agrária". Esta afirmativa   exprimia os interesses desses grupos que eram contrários ao desenvolvimento da indústria.
Assinale a afirmativa que expressa os interesses da oligarquia rural.
A
A ascensão econômica da burguesia industrial significaria uma ameaça aos interesses e aos domínios das oligarquias de origem rural.
B
A forte convicção de que a industrialização era uma atividade que traria benefícios econômicos e sociais para o país.
C
Seria impossível que a burguesia industrial conseguisse romper a resistência do governo central.
D
Seria impossível que a burguesia industrial conseguisse romper o cerco imposto pelos países de capitalismo avançado.
E
Acreditavam que a burguesia industrial deveria investir no setor agrícola pois seria impossível competir com a qualidade dos produtos importados.

2
A cultura do café no Oeste paulista a partir do século XIX teve consequências relevantes para o país. Assinale a alternativa que NÃO corresponde  a este contexto.
A
A cultura do café provocou a decadência do trabalho escravo e a introdução do trabalho livre.
B
A cultura do café contribuiu para dinamizar outras atividades econômicas como: a criação das primeiras ferrovias e o sistema bancário.
C
A cultura do café contribuiu para o processo de urbanização, pois era nas áreas urbanas que se realizava a comercialização do café e o financiamento da produção.

D
A necessidade de garantir mão-de-obra para a lavoura do café foi responsável pela imigração de 1.400.000 trabalhadores europeus.
E
A cultura do café contribuiu para a preservação do trabalho escravo e para a crise das cidades industriais, que perderam população.

1. A formação da sociedade capitalista no Brasil



           O objetivo desta unidade é refletir sobre a maneira como o Brasil foi inserido no mundo capitalista, e a partir daí , identificar as causas da sua dependência externa.

         A sociedade brasileira se formou  a partir do processo de expansão do capitalismo europeu a partir do século XV. No início todas as relações comerciais eram voltadas para a metrópole e aqui se mantinha relações sociais baseadas na escravidão.

        Somente no século XIX, com a abolição da escravidão e a chegada de um grande contingente de imigrantes é que se introduziu o trabalho livre.  Com o  ciclo do café, outras atividades econômicas se desenvolveram como: transporte ferroviário, o sistema bancário, pequenas indústrias de alimentos e têxteis, que dinamizaram a vida nas áreas urbanas

         Vários estudos indicam que o processo de industrialização do Brasil esteve ligado ao desenvolvimento da economia cafeeira no Estado de São Paulo.

         O processo de  industrialização teve início com a  introdução do trabalho livre e  com o grande surto migratório que o país viveu no século XIX, que gerou um mercado consumidor de produtos industriais.

        Segundo (VITA: 1989,p. 137) a forma como os negócios do café se organizaram,   possibilitou a formação de uma ‘consciência burguesa’  entre os fazendeiros. Pois o capital acumulado no café era utilizado na diversificação das atividades econômicas.  Desde modo, o capital acumulado com este comércio  era investido em outra atividade que possibilitasse a obtenção de lucro.

        Já no início dos anos 20, grandes empresas norte-americanas instalaram  filiais no Brasil. Ford, Firestone, Armour, IBM etc. (NOVAES:1984 p.117). Com a crise mundial do início dos anos 30, a economia brasileira deixa de ser voltada para a exportação e se apóia na interiorização e na industrialização. Porém, somente na década de 50, com a chegada de um grande número de empresas estrangeiras,  que buscam produzir para o mercado externo, o desenvolvimento industrial ganha  impulso.



Questão:

Em deterrminados países, como o Brasil, a formação de uma indústria local de bens de consumo dependeu de recursos acumulados com a exportação agrária. A socióloga Cristina Costa , em relação a este processo afirma: "Um caso típico, neste sentido, ocorrido no Brasil, foi a industrialização de São Paulo, que, sem a concorrência dos produtos europeus, pôde se desenvolver com a utilização do capital gerado pela exportação do café". Esta colocação está relacionada:
A

Aos momentos iniciais do processo de formação da sociedade capitalista no Brasil, principalmente, a partir do início do século XX.
B

Ao processo de globalização da economia brasileira, iniciado após a industrialização da década de 50.
C

Ao momento gerado pela 2a. Guerra Mundial, independente do que ocorreu no setor agrário nacional.
D

Ao processo de desenvolvimento da agricultura brasileira que sempre possuiu características de desenvolvimento capitalista.
E

Ao processo de industrialização atual, incentivado pelas exigências da globalização da economia.

Alternativa correta: A





2. O capitalismo dependente



            O grau de dependência que a economia brasileira têm com relação às potências estrangeiras pode ser compreendido a partir da  análise  do modelo de desenvolvimento industrial que o país teve, onde se privilegiou a indústria de bens de consumo em detrimento na indústria de bens de capital.

            Outro aspecto que merece ser mencionado à respeito da dependência estrangeira, diz respeito à ausência de produção de tecnologia no país, que optou  por um modelo de desenvolvimento industrial marcado tanto pela dependência tecnológica como pela de capital estrangeiro. [1]

             Uma das mais importantes teorias explicativas para a dependência estrangeira, surgiu no encontro de exilados de diversos regimes ditatoriais que proliferaram na América Latina nos anos de 1960.  Destaca-se nos estudos sobre a dependência, a obra Dependência e desenvolvimento na América Latina de Fernando Henrique Cardoso e Enzo Faletto. É a obra que teve maior repercussão das Ciências Sociais em nível internacional.

             A obra destaca a natureza política e social do desenvolvimento na América Latina e trata das particularidades do desenvolvimento do capitalismo na América Latina. A constituição social do povo brasileiro, que tem uma burguesia nacional de origem agrária, colocou a burguesia  internacional  como o  principal agente do desenvolvimento capitalista brasileiro.  Para não correr os riscos inerentes ao empreendedorismo, a  burguesia nacional optou por sua aliança com o capital internacional e forte dependência do Estado.

            A obra aponta a fragilidade do povo brasileiro, com uma elite que atua como agente dependente do capitalismo internacional e do Estado. Quanto ao povo, a ausência de uma consciência de classe (veja conteúdo sobre Karl Marx) dada a situação inicial de um povo escravo e sem terra, atua  como mero figurante ou espectador nas principais decisões sobre os destinos do país.   Assim é exposta a fragilidade da sociedade civil, o povo age como massa e a elite como agente dos interesses internacionais.

             Por fim ,a obra nos permite compreender a dependência das elites empresariais do Estado e do capilismo internacional e  do povo como agente passivo. Esta fragilidade da sociedade civil, contribuiu para o fortalecimento do Estado, que assumiu entre nós a função centralizadora e agente patrocinador do desenvolvimento econômico.

Questão:

ENADE 2000 - Após a Segunda Grande Guerra, muitos países em desenvolvimento, sobretudo os da América Latina, adotaram um modelo de desenvolvimento que ficou conhecido como industrialização por substituição de importações. Esse modelo se caracterizava por:
A

 Incorporar uma estratégia de orientação do desenvolvimento para fora, ou seja, em direção ao mercado internacional.

B

Praticar elevado grau de subsídios à exportação de produtos manufaturados com o objetivo de estimular a produção interna destes bens.

C

Conceder elevados incentivos à exportação de insumos e produtos intermediários, como forma de estimular a produção doméstica de bens finais.

D

Utilizar barreiras comerciais para dificultar a importação de bens manufaturados e, conseqüentemente, estimular a produção interna destes bens.

E

Incentivar as importações de bens de consumo final de alto conteúdo tecnológico, no lugar das importações de produtos de baixo conteúdo tecnológico, com o intuito de modernizar a indústria doméstica

 Alternativa correta: E





       

4.3. Referências Bibliográficas:



NOVAIS, Carlos E. Capitalismo para principiantes. 8ª. Ed. – São Paulo: Ática, 1984.



SINGER, Paul. A formação da classe operária. 5ª ed. São Paulo: Atual; Campinas: Editora da UNICAMP, 1988.



VITA, Álvaro. Sociologia da Sociedade Brasileira. São Paulo: Ática, 1989.






[1] Não é possível pensar no processo de industrialização brasileiro, sem levar em conta o processo de expansão das empresas européias e norte-americanas no pós-guerra.


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Conteúdo 7
A GLOBALIZAÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS - 2O. BIMESTRE


1
O processo de globalização impulsionado no final do século XX pela grande expansão de empresas multinacionais pelo planeta teve como decorrência:
A
A  modificação do quadro de desigualdade social e econômica no mundo, pois fez com que os países pobres, como os africanos, asiáticos e latinos, pudessem participar do comércio mundial.
B
Fortalecimento  do mercado interno dos países, enfraquecendo o comércio internacional.
C
Fortalecimento econômico dos países ocidentais que conduziu  ao fim da hegemonia dos EUA.
D
Intensificou o comércio entre os países, facilitando os processos de importação e exportação em escala global.
E
Possibilitou a instalação de multinacionais em vários países do mundo, possilitando,  a  curto prazo, o crescimento do PIB mundial.

2
ENADE 2004 - “Os determinantes da globalização podem ser agrupados em três conjuntos de fatores: tecnológicos, institucionais e sistêmicos.”
GONÇALVES, Reinaldo. Globalização e Desnacionalização. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

“A ortodoxia neoliberal não se verifica apenas no campo econômico. Infelizmente, no campo social, tanto no âmbito das idéias como no terreno das políticas, o neoliberalismo fez estragos ( ... ).
SOARES, Laura T. O Desastre Social. Rio de Janeiro: Record, 2003.


“Junto com a globalização do grande capital, ocorre a fragmentação do mundo do trabalho, a exclusão de grupos humanos, o abandono de continentes e regiões, a concentração da riqueza em certas empresas e países, a fragilização da maioria dos Estados, e assim por diante ( ... ). O primeiro passo para que o Brasil possa enfrentar esta situação é parar de mistificá-la.”
BENJAMIM, Cesar & outros. A Opção Brasileira. Rio de Janeiro: Contraponto, 1998.


Diante do conteúdo dos textos apresentados acima, algumas questões podem ser levantadas.
1 - A que está relacionado o conjunto de fatores de “ordem tecnológica”?
2 - Considerando que globalização e opção política neoliberal caminharam lado a lado nos últimos tempos, o que defendem os críticos do neoliberalismo?
3 - O que seria necessário fazer para o Brasil enfrentar a situação da globalização no sentido de “parar de mistificá-la”?
A alternativa que responde corretamente às três questões, em ordem, é:
A
revolução da informática / reforma do Estado moderno com nacionalização de indústrias de bens de consumo / assumir que está em curso um mercado de trabalho globalmente unificado.
B
revolução nas telecomunicações / concentração de investimentos no setor público com eliminação gradativa de subsídios nos setores da indústria básica / implementar políticas de desenvolvimento a médio e longo prazos que estimulem a competitividade das atividades negociáveis no mercado global.
C
revolução tecnocientífica / reforço de políticas sociais com presença do Estado em setores produtivos estratégicos/ garantir níveis de bem-estar das pessoas considerando que uma parcela de atividades econômicas e de recursos éinegociável no mercado internacional.
D
revolução da biotecnologia / fortalecimento da base produtiva com subsídios à pesquisa tecnocientífica nas transnacionais / considerar que o aumento das barreiras ao deslocamento de pessoas, o mundo do trabalho e a questão social estão circunscritos aos espaços regionais.
E
Terceira Revolução Industrial / auxílio do FMI com impulso para atração de investimentos estrangeiros / compreender o desempenho de empresas brasileiras que não operam no mercado internacional não é decisivo para definir o graude utilização do potencial produtivo, o volume de produção a ser alcançado, o nível de emprego e a oferta de produtos essenciais.

3

Junto com a expansão das multinacionais, tem se manifestado uma crescente concentração de capital. As grandes empresas se fundem, criando verdadeiras potências produtivas, A Mercedes-Benz (alemã) se uniu a Chrysler (estadunidense) e surgiu a DaimlerChrysler, que comprou 34% das ações da japonesa Mitsubishi Motor Cars. Essa tendência não ocorre só no setor automobilístico, a farmacêutica Astra (sueca) juntou-se à Zeneca (inglesa). No ramo petrolífero a Exxon e a Móbil se fundiram.
No ano de 1999, as empresas estadunidense investiram US$ 865 bilhões fora de seu país, 83% foram destinados a compras ou fusões com outras empresas. As grandes empresas tem preferido, no lugar de novos investimentos, comprar empresas já existentes ou então negociar a distribuição com suas concorrentes. Que motivos levam as empresas a fazer isso?
I. A aquisição de uma grande empresa pode ser a porta de entrada de uma multinacional num dado país, reduzindo os custos com marketing, inovação, pesquisa e lançamento de novos produtos, além de obter com maior rapidez, uma fatia do mercado de seu concorrente.
II. As empresas se utilizam das vantagens de financiamento, já que as fusões e aquisições são intermediadas por agentes financeiros e empresas de consultoria que querem lucrar com os novos empreendimentos.
III. As grandes  empresas procuram se tornar  maiores apenas para impedir de serem compradas pelas rivais.
Está correto apenas o que se afirma em:

A
I e III
B
II e III
C
I e II
D
I
E
III




1. O que é globalização



         Nesta unidade, nosso  objetivo é  compreender sob diversos ângulos o fenômeno da globalização e refletir sobre seus impactos na sociedade.

        O que denominamos contemporaneamente por globalização é compreendido por ORTIZ: 1994,  como um processo de "mundialização do capitalismo"  que envolve uma grande diversidade de aspectos de natureza cultural, social, econômica e política.

        O capitalismo passa por uma série de transformações no final do século XX, por um processo de liberalização comercial que levou à uma maior abertura das economias nacionais resultando em mudanças nos processos de trabalho, hábitos de consumo, configurações geográficas e geopolíticas, poderes e práticas do Estado.
        No plano econômico a globalização conduziu à abertura comercial , com a redução das barreiras e ampliação dos fluxos globais de capitais em circulação. A expansão das grandes companhias mundiais, levou-as a ocupar posições estratégicas na produção e distribuição de mercadorias para todo o planeta. A busca por novos mercados, conduziu aos processos de fusões e aquisições que culminou na concentração das atividades econômicos em torno de reduzido número de empresas.
        A globalização do mundo expressa um novo ciclo de expansão do capitalismo como modo de produção e como processo civilizatório de alcance mundial. No cotidiano, a globalização se manifesta de maneira mais visível, nas ampliação da circulação de mercadorias, rapidez e eficiência no processamento de informações, com satélites, informática, telefonia fixa e móvel. Além disso, aumenta a eficiência e rapidez dos transportes aéreos, supernavios e trens de alta velocidade.
        Neste surto de universalização do comércio, o desenvolvimento adquire novo impulso, com base em novas tecnologias, criação de novos produtos e mundialização de mercados.  A globalização é marcada pela transição de um modelo de organização fordista* para um modelo toyotista, que (HARVEY:1992) denomina passagem para um regime de acumulação flexível.
        Eis algumas característica do regime de acumulação flexível:
1. Flexibilidade dos processos de trabalho, dos produtos e dos padrões de consumo.
2. Ampliação do setor de serviços
3. Níveis relativamente altos de desemprego estrutural
4. Rápida destruição e reconstrução de habilidades e ganhos modestos.
5. Retrocesso do poder sindical.

 Questão:

”Devido ao rápido aperfeiçoamento dos instrumentos de produção e ao constante progresso dos meios de comunicação, a burguesia arrasta para a torrente da civilização mesmo as nações mais bárbaras. Os baixos preços de seus produtos são artilharia pesada que destrói todas as muralhas da China e obriga a capitularem os bárbaros mais tenazmente hostis aos estrangeiros. Sob pena de morte, ela obriga todas as nações a adotarem o modo burguês de produção, constrange-as a abraçar o que ele chama civilização, isto é, a se tornarem burguesas. Em uma palavra, cria um mundo à sua imagem e semelhança.”

                        (MARX, K. e ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. “Obras Escolhidas”. São Paulo, Alfa-Ômega, 1953. p.25. v.1.)



O fenômeno da globalização não é tão recente no mundo capitalista, pois a partir da análise do texto acima, escrito há 160 anos atrás, já fora identificado a gênese deste fenômeno, que tem as seguintes características:



a) fortalecimento dos movimentos sindicais, num grave acirramento do conflito de classes.

b) aumento da intervenção do Estado na economia e garantia de emprego para todos

c) política de bem-estar social e fortalecimento do poder dos sindicatos dos trabalhadores

d) diminuição do comércio internacional e crescimento da autonomia das economias locais

e) grande expansão das trocas comerciais entre os países.

Alternativa correta: E - O texto trata da expansão das atividades comerciais pelo planeta desde o século XVIII.







2. A globalização e suas consequências


A mundialização dos mercados envolve um amplo processo de redistribuição das empresas por todo mundo. As empresas passam por processos de reestruturação para adaptar-se as novas exigências de produtividade, agilidade, capacidade de inovação e competitividade.
            A globalização envolve ampla transformação na esfera do trabalho, modificam-se as técnicas produtivas, as condições jurídicas, políticas e sociais. A busca de mão de obra barata faz com que as grandes companhias busquem força de trabalho em todos os cantos do mundo, levando o desemprego à escala global.
            As grandes empresas transnacionais operam em todo o planeta. Elas vendem as mesmas coisas em todos os lugares através da criação de produtos universais.
 Para os executivos das grandes companhias há necessidade de distanciamento de suas culturas particulares e seu comprometimento se volta para a competição global. A busca por eficiência e produtividade se torna uma obsessão social. (cf. ORTIZ: 1993, p. 153)
            O sistema financeiro global passa por um processo de reorganização. O mercado de ações, mercados futuros, de acordos de compensação recíproca de taxas de juros e moedas, ao lado da acelerada mobilidade geográfica de fundos, significa a criação de um único mercado mundial de dinheiro e crédito. (HARVEY: 1992, p. 152).Desde modo, o sistema financeiro mundial fugiu do controle coletivo, o que levou ao fortalecimento do capital financeiro.      
            As novas tecnologias têm contribuído para que as fronteiras culturais, lingüísticas percam o sentido e para que se adote o inglês como língua oficial dos negócios internacionais.Os meios de comunicação baseados na eletrônica, tem contribuído para agilizar o mundo dos negócios em escala jamais conhecida.
                Por ser um processo em curso,  há dificuldade de captar a natureza das mudanças que estamos vivenciando. Há análises que enfatizam os elementos positivos destacando a expansão dos meios de comunicação e do consumo. Aqueles que se voltam para análise dos aspectos negativos, afirmam que a globalização só tem favorecido os países desenvolvidos. Enfatizam o crescimento das desigualdes sociais entre os países e crise de poder políticos nos países, que perdem autonomia para a condução das atividades econômicas e sofrem  pressão dos movimentos sociais e ONG's que transformam reivindicações locais em movimentos de pressão internacional.



Questão:


“... cabe lembrar que os problemas que afetam a humanidade e o planeta atravessam fronteiras e tornam-se globais com o processo de globalização que se acelera [...]. Questões como produção, comércio, capital financeiro, migrações, pobreza, danos ambientais, desemprego, informatização, telecomunicações, enfim, as grandes questões econômicas, sociais, ecológicas e políticas deixaram de ser apenas nacionais, tornaram-se transnacionais. É nesse contexto que nasce hoje o conceito de cidadão do mundo, de cidadania planetária, que vem sendo paulatinamente construída pela sociedade civil de todos os países, em contraposição ao poder político do Estado e ao poder econômico do mercado”.(VIEIRA, Liszt. Cidadania e Globalização. Rio de Janeiro: Record, 2005 p.  32)





Ao identificar a necessidade de ampliação da cidadania para uma dimensão planetária, constata-se que vivenciamos uma crise dos Estados Nacionais.  Identifique as afirmativas que indicam a crise dos Estados Nacionais:



I.                    Os Estados enfraquecem à medida que não podem mais controlar dinâmicas que extrapolam seus limites territoriais.

II.                 Fortalecimento de instituições multilaterais – Banco Mundial e FMI, cujo poder reside na influência que exercem sobre os agentes financeiros internacionais.

III.               O Estado perde poder de controle sobre o espaço público com a expansão das ONGs internacionais que influenciam as orientações políticas globais.

IV.              As ameaças ao ecossistema global e os perigos de desestabilização política de dimensão mundial, devido às crescentes desigualdades sociais, acabam por exigir novas instâncias de decisão.

Está correto apenas o que se afirma em:



a-) I, III e IV

b-) I, II, III e IV

c-) II e III

d-) II e IV

e-) I e III



Alternativa correta B: Todas as afirmativas acima correspondem a indícios da crise do Estado Nacional no processo de globalização. Há perda do controle político, econômico e social sobre os territórios.



Referências Bibliográficas



BARBOSA, Alexandre. O mundo globalizado: política, sociedade e economia. São Paulo. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2003.



HARVEY, David. Condição pós-moderna. 14ª ed. São Paulo: Loyola, 2005.



IANNI, Octavio. Teorias da Globalização. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.



ORTIZ, Renato. Mundialização da Cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.






·         Fordismo:produção padronizada de bens de consumo.

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Conteúdo 8
TRANSFORMAÇÕES DO TRABALHO - 2O. BIMESTRE

1
É correto afirmar que  o denominado desemprego estrutural, bem característico da atual fase de globalização é:
A
Forma de desemprego que sempre existiu e que atinge somente trabalhadores desqualificados dos países em desenvolvimento, como o Brasil.
B
É provocado pela inclusão da alta tecnologia nos processos produtivos, como a automação, relacionado a uma fraca ou precária reabsorção no mercado de trabalho que atinge diferentes camadas sociais e categorias profissionais, nos mais diversos países.
C
Desemprego que é rápidamente eliminado, pois o trabalhador logo é absorvido em outra atividade, pois não está relacionado a questões da modernidade tecnológica.
D
Forma de desemprego que atinge qualquer trabalhador das diversas áreas terceirizadas, nos diversos setores e ramos do mercado de trabalho.
E
É a denominação de um tipo de desemprego que diz respeito às novas formas de flexibilização das relações e de contratos de trabalho, podendo também ser denominado de desemprego conjuntural.

2
O desenvolvimento científico-tecnológico e seus impactos sobre os meios de produção e o conseqüente aumento da produtividade, estão eliminando postos de trabalho manual e provocando mudanças nos setores sociais, principalmente nos países mais industrializados.
Assinale a alternativa correta.
A
Tais mudanças diminuirão cada vez mais o peso da classe operária e do sindicato, levando a redução dos direitos individuais e coletivos e a generalização das desigualdades sociais.
B
Tais mudanças aumentarão o cada vez mais a importância da classe operária e do sindicato, levando a redução dos direitos individuais e coletivos e a generalização das desigualdades sociais.
C
Tais mudanças diminuirão cada vez mais o peso da classe operária e do sindicato, levando a ampliação dos direitos individuais e coletivos e a generalização das desigualdades sociais.
D
Tais mudanças diminuirão cada vez mais o peso da classe operária e do sindicato, levando a redução dos direitos individuais e coletivos e diminuição das desigualdades sociais.
E
Tais mudanças diminuirão cada vez mais o peso da classe operária e do sindicato, levando a redução dos direitos individuais e coletivando e eliminando definitivamente as desigualdes sociais.

3
ENADE 2004 - As proposições mais recentes de “flexibilização das relações de trabalho”:
A
atendem as demandas da maioria das organizações dos
trabalhadores.
B colidem com direitos sociais conquistados historicamente
C
são próprias do modelo fordista de controle da força de trabalho.
D
encontram fortes resistências nos meios empresariais.
E
chocam-se com as exigências do processo da
globalização neoliberal.

4
ENADE 2005
Durante muito tempo, foi a partir do trabalho que se difundiram movimentos universalizantes de direitos para toda a sociedade. Há dúvidas sobre a idéia de que a sociedade capitalista seja capaz de formular novos direitos inclusivos, visto que anuncia não precisar tanto dos trabalhadores e, rapidamente, surgem novas desigualdades e aumento da exclusão social. O caso brasileiro expressa grandes dilemas a partir do momento em que o país se viu envolvido no processo de globalização econômica sem ainda ter resolvido seus problemas sociais básicos, que são potencializados pelo desenvolvimento da economia global.
M. A. Santana e J. R. Ramalho (Org.). Além da fábrica.S. Paulo: Boitempo, 2003 (com adaptações).
Assinale a opção correta referente ao assunto do texto acima:
A
 O trabalho deixou de produzir, entre os trabalhadores, relações políticas que levem à conquista de direitos.
B
O desenvolvimento do capitalismo tem sido acompanhado pela incorporação de grande contingente de trabalhadores.
C
O Brasil manteve-se distanciado das questões ligadas ao desenvolvimento capitalista, por isso, os problemas sociais pouco afetam afetam as classes trabalhadoras e a sociedade brasileira
D
A economia capitalista atual gera novas formas de exclusão, eliminando ou enfraquecendo o trabalho, que sempre foi considerado uma forma de construção de identidade das classes trabalhadoras.
E
É ilusão pensar que a exclusão social tenha relação com a economia capitalista.


5

A mudança no sistema de gestão das organizações, que passou de um modelo fordista para um modelo toyotista, impôs profundas transformações no mercado de trabalho. Assinale a alternativa que corresponde a estas transformações.
A
crescimento dos empregos na área industrial,  redução dos empregos na área tecnológica  e busca de  profissionais com maior flexibilidade intelectual.
B
crescimento dos empregos na área de serviços, redução do emprego na área rural e busca de profissionais com maior flexibilidade intelectual.
C
crescimento dos empregos na área industrial, ampliação da presença feminina no mercado de trabalho e expansão do trabalho precário.
D
crescimento dos empregos temporários, crescimento do emprego na área rural e redução da presença feminina no mercado de trabalho.
E
crescimento dos empregos na área de serviços, profissionais com maior flexibilidade intelectual e ampliação dos direitos dos trabalhadores assalariados.


1. Transformações no mundo do trabalho

            O objetivo deste conteúdo e refletir sobre as transformações do trabalho no contexto de globalização e reestruturação do sistema produtivo.

           As mudanças na organização dos processos de trabalho já mencionadas na unidade anterior conduziram a uma nítida redução do trabalhador fabril em função da automação, da robótica e da microeletrônica.

Na área rural, há redução do número de empregos oferecidos, tendo em vista a crescente mecanização das atividades agrárias, o que tem conduzido ao crescimento sem precedentes da população nas áreas urbanas.

Tanto no campo quanto na cidade, há o crescimento da presença feminina no mercado de trabalho, que segundo pesquisas realizadas pela DIEESE, entre 2009 e 2010, ganham em média  76% do salário pago dos homens.[1]

          A análise das transformações no mundo do trabalho remonta ao  início dos anos 1970,  quando o modelo fordista de produção começa apresentar declínio: queda da taxa de lucro, alavancada pelo aumento do preço da mão-de-obra e pelas lutas sociais ocorridas nos anos 1960. Têm início o processo de flexibilização da produção, o toyotismo,  modelo de organização da produção que abrange os sistemas just in time, controle de qualidade da produção e polivalência de tarefas, com terceirização e  subcontratação de trabalhadores.
            Neste novo contexto, não  há a certeza do lucro, pois  todos os empresários têm acesso às tecnologias, o que torna a concorrência agressiva e avançada. Surge então a necessidade de redução de gastos e modelos de gestão mais enxutos. Os investimentos futuros terão efeitos racionalizadores, deste modo, os crescentes investimentos em processos de automação e informatização, têm  contribuindo para o aumento vertiginoso do desemprego.



Questão:

Especialmente nos países subdesenvolvidos, é comum encontrarmos parte significativa da população vivendo de biscates ou de empregos de ocasião. Como explicar essas tendências de aumento do desemprego e a expansão da informalidade?



I.Elas se devem à aplicação de medidas de abertura de mercado.

II.Elas se devem ao processo de privatização, que gera mais desemprego.

III.Essas tendências acontecem devido à inovação tecnológica.

IV.Elas ocorrem devido a mudanças na legislação trabalhista que passam a permitir o trabalho temporário.



Assinale a alternativa certa:





a-) Apenas as alternativas I e IV  estão corretas.

b-) Apenas as alternativas II e III estão corretas.

c-) Apenas as alternativas III e I  estão erradas.

d-) Apenas as alternativas I e II  estão corretas.

e-) I, II, III e IV estão corretas



A alternativa correta E. Todas as afirmativas expressam as razões para o crescimento do desemprego no mundo atual.







2. A precarização das relações de trabalho



As transformações que conduziram à flexibilização  dos processos de trabalho (just in time), nos contratos de trabalho (terceirização) além da descentralização do processo produtivo levaram as empresas a investirem em automação. A redução de chefias intermediárias tem resultado na diminuição do número de trabalhadores empregados.

Diante deste contexto, as empresas mudam o perfil do trabalhador desejado. O novo quadro do mercado de trabalho requer um trabalhador de perfil polivalente, altamente qualificado, com maior grau de responsabilidade e de autonomia.

O trabalhador necessário no mercado deve desenvolver sua criatividade, reciclar-se permanentemente, possuir flexibilidade intelectual nas situações de constante mudança, capacidade de análise e comunicação. Deve ter atitudes de participação, cooperação e multifuncionalidade.

As transformações ocorridas no trabalho, não são apenas consequências dos novos padrões tecnológicos, mas são determinadas também através das mudanças ocorridas na política, na economia e na sociedade, re-configurando os que vivem do trabalho: diminuição do operariado, o crescimento dos trabalhadores no setor de serviços e a terceirização, produzindo uma maior segmentação e pulverização dos trabalhadores.

Entre as ocupações não-organizadas, destaca a crescente quantidade de trabalhadores temporários, de meio período, freelancers, autônomos, via correio eletrônico (e-mails), contratados e representantes independentes, além daquelas ocupações com ganhos flutuantes atrelados aos índices de desempenho, enterrando de vez a idéia de um futuro previsível assentado no emprego estável.

Antunes (2002) considera que a precarização do trabalho levou a mutações onde poucos se especializaram e muitos ficaram sem qualificação suficiente para introduzir-se nesse mercado de trabalho, engrossando a fila dos desempregados, gerando uma classe de trabalhadores fragmentada e dividida entre trabalhadores qualificados e desqualificados, do mercado formal e informal, jovens e velhos, homens e mulheres, estáveis e precários, imigrantes e nacionais etc, sem falar nas divisões que decorrem da inserção diferenciada dos países e de seus trabalhadores na nova divisão internacional do trabalho. Este processo conduziu a destruição e/ou precarização, sem paralelos em toda era moderna.

 Questão:



A transformação no sistema de acumulação do sistema capitalista no final do século XX, que passou de um modelo fordista para um modelo de acumulação flexível impôs profundas transformações na esfera do mercado de trabalho. Assinale a alternativa que corresponde a estas transformações.



A

crescimento dos empregos na área industrial, investimento em novas tecnologias e profissionais com maior flexibilidade intelectual

B

crescimento dos empregos nas áreas de serviços, redução  do emprego rural e necessidade de profissionais com flexibilidade intelectual.

C

crescimento dos empregos na área industrial, ampliação da presença feminina no mercado de trabalho e expansão do trabalho precário.

D

crescimento dos empregos temporários, crescimento do emprego na área rural e ampliação da presença feminina no mercado de trabalho.

E
 crescimento dos empregos nas áreas de serviços, profissionais com maior flexibilidade intelectual e ampliação dos direitos dos trabalhadores assalariados.


 Aternativa correta: B - As transformações no mundo do trabalho conduziram ao  crescimento dos empregos nas áreas de serviços, redução  do emprego rural e necessidade de profissionais com flexibilidade intelectual.



O texto base para este conteúdo é:



ANTUNES, Ricardo; Adeus ao trabalho? Ensaios sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 14ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.



CASTELLES, Manuel. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999






[1] Os dados da pesquisa são apresentados em: http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/valor/2011/03/02/mulheres-ganham-76-do-salario-pago-aos-homens-aponta-dieese.jhtm  acesso em 16/04/2012.

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Conteúdo 9
POLÍTICA E RELAÇÕES DE PODER: PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E DIREITOS DO CIDADÃO - 2O. BIMESTRE

1
Leia as frases abaixo:

I. A política pode ser definida como a atividade social que se propõe a garantir pela força, fundada geralmente no direito, a segurança externa e a concórdia interna de uma sociedade.
II. A política foi inventada pelos homens como o modo pela qual pudessem expressar suas diferenças e conflitos, sem transformá-los em guerra total.
III. A política foi inventada como o modo pelo qual a sociedade, internamente dividida, discute, delibera e decide em comum para aprovar e rejeitar as ações que dizem respeito a todos os seus membros.
A
Nenhuma afirmativa está correta
B
Todas as afirmativas estão corretas
C
Somente a afirmativa I está correta
D
Somente as afirmativas I e II estão corretas
E
Somente as afirmativas II e III estão corretas

2
O ESTADO pode ser compreendido por:

I. Um conjunto de instituições pública (leis, recursos, serviços) e sua administração pelos cidadãos.
II. De acordo com Aristóteles, a razão do Estado, é assegurar que cada cidadão tenha uma vida digna de ser humano e afirma que o Estado deve se sobrepor ao indivíduo e a família.
III. Na Idade Moderna, o Estado passa a atuar como o único representante do poder e pelo uso do monopólio legítimo da força.
IV. É concebido como uma entidade cuja legitimidade se baseia na representatividade  de um único indivíduo da sociedade.
V. Significa avanço em relação à monarquia absoluta. Não é a pessoa que governa, mas uma instituição abstrata com relações precisas com a coletividade.
A
Nenhuma alternativa está correta
B
Todas as alternativas estão corretas
C
Somente as alternativas I, II e IV estão corretas
D
Somente as alternativas II, III e IV estão corretas
E
Somente a alternativa IV está incorreta

3
Sobre cidadania e democracia é INCORRETO afirmar:
A
Cidadania implica uma relãção de direitos e deveres. Portanto, é contraditório a atitude irresponsável de exigir do poder público direitos sociais e sonegar impostos que tem  como finalidade, garantir os serviços sociais.
B
Democracia requer multiplicação dos órgãos representativos da sociedade, como associações de bairro, movimento estudantil, grupos feministas, pacifistas, ecológicos e instituições como sindicatos e  partidos políticos.
C
Cidadania diz respeito ao indivíduo que  tem consciência de seus direitos e deveres e participa ativamente das questões da sociedade.
D
Democracia encontra-se no reconhecimento das coisas públicas, separadas dos interesses particulares.
E
A cidadania e a democracia são princípios da política e significam a capacidade de cada um de viver em liberdade, sem se preocupar com o restante da sociedade, pois esto é  função do Estado.

4
ENADE 2004 -
A clássica concepção de cidadania social considera direito do cidadão e dever do Estado o trabalho, a moradia, a
educação, a saúde, a cultura e a segurança social, bem como a garantia pública de condições mínimas de vida
para todos. Com base nessa concepção, conclui-se que os direitos sociais:
A
são distintos dos direitos individuais, exigindo, à diferença destes, o compromisso social do Estado e a mediação
de políticas públicas na satisfação de necessidades coletivas.
B
são um desdobramento dos direitos civis, constituindo um reforço à autonomia do cidadão de ir e vir, de pensamento e fé, bem como de firmar contratos e exigir proteção social particular.
C
são uma extensão dos direitos políticos, com vista a garantir ao cidadão a participação no poder político, na definição de políticas públicas e na escolha de seus governantes.
D
baseiam-se no princípio da liberdade, tendo em vista o fortalecimento da capacidade de escolha e de decisão do cidadão na provisão de seu bem-estar
E
baseiam-se no princípio do empoderamento, que requer ausência de coações e, conseqüentemente, inexistência de domínio de uns sobre outros ou de um poder que constranja o cidadão






1. Política, Poder e Estado





         Nesta unidade, nosso objetivo é contribuir para a reflexão sobre a complexidade do sistema político a partir da discussão de seus fundamentos e da política como prática social.

A palavra política entrou para o vocabulário do homem comum designando a atividade de um grupo social pouco confiável: os políticos profissionais. Porém é preciso esclarecer que todos nós somos seres políticos e que política diz respeito a uma comunidade organizada, formada por cidadãos.
Segundo (ARENDT: 2003, 21) “a política trata da convivência entre diferentes.” Desde modo, todos estão envolvidos na política, mesmo aqueles que não querem saber e viram as costas para as decisões que interferem nas suas vidas.
O exercício do poder implica em uma relação de mando e obediência e se fundamenta na imposição de uma vontade sobre as outras vontades. O poder não está circunscrito somente no âmbito do Estado. As relações de poder estão presentes em todas as relações sociais. Por exemplo, na família, sempre existe a figura de alguém que exerce o poder. Nas empresas todas as relações são marcadas por hierarquia.
O Estado é uma instituição criada pelo homem com o intuito de proteger os homens uns dos outros. O Estado exerce seu poder através do uso das armas e das leis.
Max Weber define o Estado como uma estrutura política que tem o monopólio do uso legítimo da força física em determinado território. O Estado é visto como uma relação de homens dominando homens, por meio da violência considerada legítima.
Para que o Estado cumpra suas funções de garantir a ordem, proteger a sociedade para que ela não se desfaça é necessário não apenas o exercício do poder, mas a legitimidade, que provém da aceitação da sociedade.

Exercício
O ESTADO se define por:


I. Um conjunto de instituições pública (leis, recursos, serviços) e sua administração pelos cidadãos.

II. A razão do Estado de ser do Estado , é assegurar que cada cidadão tenha uma vida digna de ser humano.

III. O Estado atua como  representante do poder legítimo  e pelo uso do monopólio legítimo da força.

IV. É concebido como uma entidade cuja legitimidade se baseia na representatividade  dos interesses da elite política.



Está correto apenas o que se afirma em:



a-) Nenhuma alternativa está correta.

b-) Todas as alternativas estão corretas.

c-) Somente as alternativas I, II e IV estão corretas.

d-)  Somente as alternativas II, III e IV estão corretas.

e-) Somente a alternativa IV está incorreta.



Alternativa correta: E - O Estado deve representar os interesses da maioria da população de um páis e não de uma minoria.



2. Democracia, cidadania e participação política



         O conceito de democracia surgiu na Grécia antiga e significa que todo o poder deve emanar o cidadão. Ou seja, é um tipo de governo que nasce do povo e tem como objetivo atender aos interesses do povo.

A base da democracia encontra-se no reconhecimento das coisas públicas, separadas dos interesses particulares. Deste modo, aquele que ocupa o poder o faz como representante do povo e como tal não é proprietário do poder, tendo em vista que a democracia pressupõe a rotatividade do poder.

O exercício da democracia requer o reconhecimento do valor da coisa pública, separada dos interesses particulares, é a aceitação do conflito como expressão das diferenças de opiniões existentes na sociedade.

De uma forma mais específica, em nossa sociedade a democracia se manifesta através de um sistema eleitoral onde o povo escolhe seus representantes. Outro elemento fundamental do regime democrático é a liberdade de ir e vir, a liberdade de expressão e de organização.

Por cidadania entende-se o direito de qualquer membro da sociedade de participar da vida pública. Segundo o artigo 5º. da Constituição Brasileira, somos todos iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se a todos o direito à vida, à liberdade, a igualdade, a segurança e a propriedade.        

         Ninguém escapa da política, quem não se envolve diretamente nos acontecimentos são envolvidos indiretamente nas suas conseqüências, pois todo ato humano em sociedade é político, inclusive o ato de omissão.
Observamos no exercício político brasileiro, candidatos se vangloriarem por serem éticos, como se esta fosse uma virtude rara, quando todos aqueles que se propõem a atuar na esfera pública deveriam se ater aos princípios éticos. Portanto, não podemos confundir política com troca de favores, tráfico de influência e ausência de princípios. Estes fatos expressam desvios do sentido da política.
A participação política não se restringe ao voto em período eleitoral. Existem outras formas de exercício político como sindicatos e movimentos sociais. Ninguém escapa da política, quem não se envolve diretamente nos acontecimentos são envolvidos indiretamente nas suas conseqüências, pois todo ato humano em sociedade é político, inclusive o ato de omissão.

 Exercício:

Um dos pilares da organização política da sociedade moderna foi formulado no Iluminismo (séc. XVIII) é a idéia de cidadania, que se expressa:

I.                     No acesso à decisão política, eleição de representantes e participação ativa na condução da vida pública.



II.                   Liberdade de opinião, de associação e também de decisão política.



III.                  Liberdade de consciência, de expressão, opinião e associação, bem como o direito à igualdade e o direito de propriedade que se encontra na base da moderna economia.



IV.               Respeito e  participação  nas decisões da sociedade para melhorar suas vidas e a de outras pessoas



Assinale a alternativa certa.



a-) I,  II e III  estão corretas

b-) II,  III e IV estão corretas

c-) I, II e III estão corretas

d-) I, II, III e IV estão corretas

e-) I III e IV estão corretas



A alternativa D é a correta, pois todas as afirmativas acima dizem respeito ao exercício da cidadania na sociedade moderna.







Para a compreensão desta unidade recomenda-se a leitura da Parte I do livro:



VIEIRA, Liszt. Cidadania e Globalização. 5a. ed. - Rio de Janeiro: Record, 2001


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Conteúdo 10
PROBLEMAS URBANOS E LUTAS SOCIAIS - 2º BIMESTRE

1
ENADE 2005
A falta de moradias e de serviços urbanos e a favelização são questões estruturais da sociedade brasileira que se intensificaram com a urbanização ocorrida a partir de 1940, levando a uma forte concentração populacional nas grandes cidades. De acordo com o Censo Demográfico, havia, em 2000, cerca de 1,7 milhão de domicílios localizados em favelas ou assentamentos semelhantes a elas, abarcando uma população de 6,6 milhões de pessoas, 53% das quais nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, nos quais as regiões metropolitanas concentram a maioria das favelas e dos favelados.
Radar Social, IPEA, 2005 (com adaptações).
A respeito dessas informações, que caracterizam alguns aspectos das metrópoles brasileiras, julgue os itens que se seguem.
I A favelização, fenômeno sobretudo metropolitano, revela forte demanda reprimida por acesso à terra e à habitação.
II A favelização é uma das formas encontradas pela população pobre para solucionar suas necessidades habitacionais.
III A urbanização brasileira vem apresentando forte tendência de concentração da população pobre nas metrópoles.
Assinale a opção correta.
A
Apenas um item está certo
B
Apenas os itens I e II estão certos.
C Apenas os itens I e III estão certos
D Apenas os itens II e III estão certos
E Todos os itens estão certos

2
O crescimento econômico desordenado é  acompanhado por um processo jamais visto pela humanidade, em que se utilizagrandes quantidades de energia e recursos naturais, que resultam num quadro de degradação contínua do meio ambiente. Este quadro é  resultante:
A
alta concentração populacional nas áreas urbanas, consumo excessivo de recursos naturais, contaminação do ar, do solo, das águas e desflorestamento.
B
queda na taxa de natalidade, processo de desconcentração populacional e uso racional dos recursos não renováveis
C
ampliação da ação das políticas públicas de meio ambiente, que tem contribuído para melhorar a qualidade de vida nas áreas urbanas.
D
a crise ambiental tem contribuído para diminuir a população das grandes metrópoles num movimento social de busca de interiorização da população.
E
não existe uma crise ambiental, o que ocorre na contemporaneidade é uma grande concentração populacional nas áreas urbanas, que é benéfica para o meio-ambiente, pois assim temos mais áreas de proteção ambiental.

3
Sobre a ação dos movimentos sociais é correto afirmar:

I. O conflito é o principal motivador de qualquer movimento social.
II. Os movimentos sociais revelam as relações de força e poder que se encontram presentes na sociedade.
III. Os movimentos sociais revelam as formas de organização de uma sociedade.
A
I, II e III estão corretas
B I e II estão corretas
C
I e III estão corretas
D
II e III estão corretas
E
Nenhuma afirmativa está correta.




A cidade e seus problemas


       Nesta unidade nossos objetivos se voltam para a  análise dos principais problemas ligados ao espaço urbano.  Busca-se definir e identificar os novos movimentos sociais, refletir sobre o papel dos movimentos sociais nos processos de mudança e conservação social e por fim, busca-se analisar  as novas formas de associação estimuladas pelas novas tecnologias;

A cidade é considerada um espaço privilegiado para análise da mudança social. A formação da multidão é um fenômeno das áreas urbanas, gerando a exposição das necessidades das massas despossuídas.

A concentração de pessoas nas áreas urbanas gera efeitos devastadores: a formação de bairros periféricos. Mostrando as duas faces do desenvolvimento econômico: a opulência e a miséria.

Segundo a ONU, em 2007, a população urbana se igualou à população rural no mundo. O processo de urbanização é visto por especialistas como inevitável e cabe às cidades se preparem para receber a população rural que cada vez mais tende a deixar o campo.[1]

O processo de urbanização é uma manifestação da modernização da sociedade, que passa por uma transição do rural para o urbano-industrial. Os migrantes, de um modo geral, buscam progresso através da mobilidade social oferecida pela urbanização.

Os problemas nas áreas urbanas não inúmeros, desde ausência de um planejamento urbano que permita receber os contingentes populacionais que leva a formação de bairros periféricos onde os serviços públicos são ausentes. As condições de moradia são precárias e as distâncias dos bairros centrais são grandes*.

A violência tem se constituído em um dos principais problemas das áreas urbanas. Assaltos e crimes, que apontam para condições degradantes da vida urbana matando ou mutilando, têm sido freqüentes em muitas cidades. Esta situação provoca insegurança social, destruição ou depredação física e profundos abalos morais, além dos custos elevados com serviços policiais e equipamentos de segurança.



Questão:

O crescente processo de urbanização produz efeitos devastadores para a qualidade de vida da maioria da população, colocando em evidência a opulência e a miséria.  Sobre o processo de urbanização é correto afirmar:



a-) A urbanização é fruto do processo de expansão das fronteiras agrícolas, que tem conduzido a população a buscar bairros periféricos das cidades, onde a oferta de trabalho informal tem crescido.

b-) A urbanização é uma manifestação da crise social que a humanidade vive, que ao concentrar grandes contingentes populacionais objetiva preservar o meio ambiente.

c-) A urbanização é um fenômeno que tem sido controlado pelo governo, com o intuito de liberar mais áreas para o crescimento da produção de biocombustíveis e alimentos.

d-) A urbanização é uma manifestação da modernização da sociedade que passa por uma transição do rural para o urbano, paradoxalmente os migrantes buscam mobilidade social e melhoria na qualidade de vida.

e-)  A urbanização é um fenômeno mundial que tem conduzido a humanidade a experimentar a vivencia democrática em cidades globais.



A alternativa correta é D.  O crescente processo de urbanização do país é fruto não só da expulsão do homem do campo, como também da busca por melhoria nas condições de vida que conduzem amplos contingentes populacionais para as cidades. Nas áreas urbanas esta população não tem acesso aos empregos formais e aos serviços públicos necessários para manutenção de uma vida digna.







2. Movimentos da sociedade em rede





            Por movimentos sociais entendem-se as “ações de grupos sociais organizados que buscam determinados fins estabelecidos coletivamente e tem como objetivo mudar ou manter as relações sociais. (FERREIRA, 2001, p146).

Há uma tendência em nossa sociedade de criminalizar em termos éticos, ou em termos políticos, os grupos de se organizam em defesa de seus interesses. Porém é preciso considerar que os movimentos sociais procuram interferir na elaboração das políticas públicas econômicas, sociais etc, algo que o indivíduo isoladamente não conseguiria.

Há uma diversidade de movimentos que atuam na sociedade, como ecológicos, feministas, pacifistas, anti-racistas, que surgiram na Europa, e ganham cada vez mais espaço na América Latina.

Os movimentos sociais podem ser divididos em dois tipos: os movimentos que buscam a emancipação e os movimentos que buscam a manutenção da ordem existente.

Exercem maior influência na sociedade os movimentos que se organizam em busca da emancipação. Como exemplo citamos o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, Comitê em Defesa dos Direitos Humanos, o Fórum Social Mundial, o movimento hippie, o movimento estudantil.

SANTOS (2001) chama atenção para o que denomina “os novos movimentos sociais” que identificam novas formas de opressão que não estão baseadas exclusivamente nas relações econômicas, como os movimentos contra o machismo, o racismo, pacifismo. Desde modo, a atuação dos movimentos não está pautada exclusivamente na luta econômica, na busca do bem-estar material.

Os movimentos sociais contemporâneo podem ser divididos em movimentos de interesses específicos de um grupo social, como o de mulheres, negros etc. Há também os movimentos de interesses difusos, como a ecologia e o pacifismo. Lutando por causas subjetivas, buscam emancipação pessoal e não social, por isso um certo distanciamento do Estado, partidos e sindicatos.

            SANTOS (2001) analisa que os novos movimentos sociais atuam em estruturas descentralizadas, não hierárquicas e fluídas. Daí uma preferência pela ação política não institucional, dirigida a opinião pública com vigorosa utilização dos meios de comunicação de massa.

    Questão:

3-) Há uma diversidade de movimentos sociais que atuam na sociedade, como ecológicos, feministas, pacifistas, anti-racistas. Por movimentos sociais, entende-se:

a-) Ações de grupos sociais organizados que buscam determinados fins estabelecidos coletivamente.

b-) Ações de indivíduos revoltados que buscam determinados fins estabelecidos coletivamente.

c-) Ações do governo que visam elevar a qualidade de vida da população nas regiões onde há desmatamento, assassinos de mulheres e gangues organizadas.

d-) Ações de grupos delinqüêntes que buscam a desestabilização da ordem democrática.

e-) Ações de grupos sociais específicos, que tem como objetivo tomar o poder político e instaurar no país um governo que defenda o meio ambiente, as mulheres, os negros e os índios.



Alternativa correta: A Todos os seguimentos da sociedade podem ser organizar em grupos coletivos para a defesa dos seus interesses.



   



Bibliografia:





FERREIRA, Delson. Manual de Sociologia. São Paulo: Atlas, 2001

TOMAZZI, Nelson (org.) Iniciação à Sociologia. São Paulo: Atual, 1993

VIEIRA, Liszt. Cidadania e globalização. 2. Ed. Rio de Janeiro: Record, 2004

VITA, Alvaro. Sociologia da Sociedade Brasileira. São Paulo: Ática, 1989


__________________________

Conteúdo 11
UNIDADE I

1
A Sociologia é uma ciência que surge e se desenvolve juntamente com o desenvolvimento do capitalismo e procura compreender os problemas sociais gerados por este sistema.  Considere as afirmativas a seguir:
I. A Sociologia surgiu com a Revolução Industrial e buscou compreender as transformações sociais provocadas pela formação da classe operária e pelo crescente processo de industrialização.
II. A Sociologia surge de um movimento de ruptura com os métodos utilizados pelas ciências naturais e procurou compreender as permanências dos valores feudais na sociedade contemporânea.
III. A Sociologia surgiu em um contexto social marcado pelo cientificismo e pela crença do poder exclusivo da razão para compreender a realidade.
IV. A Sociologia surgiu como reconhecimento da teologia como força explicativa dos problemas sociais como a miserabilidade nas áreas urbanas.
Estão corretas as afirmativas:
A
I e III
B
II e III
C
II e IV
D
I, II e IV
E
I, III e IV

2
O Renascimento foi um movimento artístico e filosófico vivido pela Europa no século XVI. Foi o ambiente no qual Maquiavel escreveu O Príncipe, considerada obra fundamental para a análise das relações políticas no mundo moderno.
“Não há outro meio de guardar-se da adulação, a não ser fazendo com que os homens entendam que não te ofendem dizendo a verdade; mas quando todos podem dizer te a verdade, passam a faltar-te com a reverencia.” (O Príncipe – Maquiavel)
A autoridade política do governante é vista por Maquiavel como:
A
as formas do poder político variam, conforme sejam exercidas por representantes do povo ou por membros da aristocracia.
B
é necessário e vantajoso que tanto o príncipe como o súdito exerçam alternadamente a autoridade do governante.
C
tanto o governante como o governado, para bem compreenderem o exercício do poder, devem restringir-se a seus respectivos papéis.
D
o poder político deve ser analisado tanto do ponto de vista de quem o exerce quanto do de quem a ele está submetido.
E
um pensador, ao contrário do que ocorre com um cartógrafo, não precisa mudar de perspectiva para situar posições complementares.

3
“A sociologia constitui em certa medida uma resposta intelectual às novas situações colocadas pela revolução industrial. Boa parte de seus temas de análise e de reflexão foi retirada das novas situações , como, por exemplo, a situação da classe trabalhadora, o surgimento da cidade industrial, as transformações tecnológicas, a organização do trabalho na fábrica, etc.” (MARTINS. O que é Sociologia. São Paulo: Brasiliense, 1992) .
A partir do fragmento acima, qual a  função da Sociologia?
A
Investigar os problemas sociais para contribuir para que o parlamento tenha posições políticas isentas.
B
Investigar os problemas sociais tendo como referência as explicações religiosas.
C
Investigar e analisar as condições de vida da classe dominante.
D
Investigar os problemas sociais a partir de pesquisas científicas.
E
Investigar os problemas sociais para participar das discussões políticas.

4
“Segundo os iluministas, cada pessoa deveria pensar por si própria, e não deixar-se levar por outras ideologias que, apesar de não concordarem, eram forçadas a seguir. Pregavam uma sociedade “livre”, com possibilidades de transição de classes e mais oportunidades iguais para todos. Economicamente, achavam que era da terra e da natureza que deveriam ser extraídas as riquezas dos países. Segundo Adam Smith, cada indivíduo deveria procurar lucro próprio sem escrúpulos, o que, em sua visão, geraria um bem-estar-geral na civilização.” (CASTRO, 2009)
Segundo esta leitura é correto dizer que o Iluminismo:
I- Contribuiu para que a prática do lucro fosse proibida.
II- Contribuiu para o desenvolvimento de valores ligados a sociedade capitalista.
III- Contribuiu para que a atividade econômica fosse praticada com ampla liberdade.
IV- Contribuiu para a consolidação do direito à propriedade privada.

Estão corretas:
A
As alternativas II, III e IV.
B
Apenas a alternativa IV.
C
As alternativas II e III.
D
Apenas a alternativa II.
E
Todas as alternativas.

5
". . . A emancipação dos trabalhadores será obra dos próprios trabalhadores.”
 (MARX, K. e ENGELS, F. MANIFESTO COMUNISTA. 1848)
A partir da idéia de classe social definida por Karl Marx, pode-se afirmar que,
A
na sociedade feudal, as classes ficam mais definidas devido à extrema exploração dos senhores sobre os seus servos e sua impossibilidade de deter a posse das terras.
B
no mundo moderno, as classes alcançam um maior grau de diferenciação e conseguem definir seus papéis sociais buscando uma maior integração entre si.
C
na sociedade capitalista, as classes fundamentais se diferenciam mais claramente e a consciência de classe se desenvolve de maneira mais completa, por isto somente os trabalhadores poderão ser agentes de sua emancipação.
D
nas sociedades antigas, as classes são definidas de acordo com os costumes comunais ficando as lideranças dos grupos para aqueles que detiverem poderes sagrados.
E
na sociedade capitalista há uma grande força moral que une os homens em virtude da interdependência que cada um possui em relação ao trabalho do outro.

6

“Um levantamento inédito do governo federal mostra que quase 98% dos casos de assassinatos no campo do Pará ocorridos nos últimos dez anos ficaram impunes.
Foram analisadas 180 situações que resultaram em 219 mortes no Estado, entre 2001 e 2010. Apenas quatro (2,2%) delas geraram boletins de ocorrência, inquéritos policiais, denúncias de promotorias, processos judiciais e, por fim, alguma condenação.
Outros três casos chegaram a ser julgados, mas os réus foram absolvidos.
O trabalho, desenvolvido pela Ouvidoria Agrária Nacional e Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República, mostra também que a maioria dos assassinatos no campo paraense (61%) não chega à Justiça. Dois em cada dez casos nem foram investigados.
O levantamento indica que a maioria das mortes (162) têm relação com disputas por terras e recursos naturais, como madeira.
Além do Pará, as ouvidorias analisaram também as mortes ocorridas no campo de Mato Grosso e Rondônia.
Na zona rural de Rondônia foram 47 situações, em que 71 pessoas foram mortas. Quase a metade (45%) gerou processos e em apenas 13% delas houve condenação.
No Mato Grosso, foram 50 mortes em 31 casos --58% chegaram à Justiça, mas 90% continuam impunes.
Os dados serão entregues a governadores, Tribunais de Justiça e Ministério Públicos de Estados da Amazônia Legal, na tentativa de pressioná-los a acelerar apurações ou julgamentos dos crimes.”[...]
Disponível em http:// www1.folha.uol.com.br/poder/926282-no-para-98-das-mortes-no-campo-ficam-impunes.shtml  acesso em 13/07/2011.
A questão social tratada no texto quando analisada sob a perspectiva de Emile Durkheim (1858-1917) expressa o conceito de:
A
Anomia.
B
Fato social.
C
Coerção social.
D
Consciência coletiva.
E
Conflito social.

7
“A maneira como os indivíduos manifestam sua vida reflete exatamente o que são. O que eles são coincide, pois, com sua produção, isto é, tanto com o que eles produzem quanto com a maneira como produzem. O que os indivíduos são depende, portanto, das condições materiais da sua produção.”
MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes, 1989, p. 13.
Com base nessa citação do livro A ideologia alemã, que trata da teoria marxista para a interpretação da sociedade, é correto afirmar que:
A
o capitalismo teve origem no modo de produção socialista, a partir de uma revolução burguesa.
B
o capitalismo teve origem em ideias religiosas, a partir do Renascimento, e no crescimento da burguesia.
C
a produção de ideias na vida social, no decorrer da história, está separada da produção da vida material.
D
a perspectiva de análise marxista examina a sociedade levando em consideração as relações sociais estabelecias no modo de produção.
E
o pensamento marxista surgiu no início da revolução francesa, com a defesa da igualdade e da fraternidade entre todos os seres humanos.

8
As consequências da rápida industrialização e urbanização levadas a cabo pelo sistema capitalista na Inglaterra foram tão visíveis quanto trágicas: aumento assustador da prostituição, do suicídio, do alcoolismo, do infanticídio, da criminalidade, da violência, de surtos de epidemia de tifo e cólera que dizimaram parte da população.
A partir do texto acima podemos afirmar que este fenômeno favoreceu o surgimento de:
A
da burguesia assalariada
B
operariado urbano
C
servos voluntários
D
do campesinato
E
da elite política

9
O conceito de “consciência coletiva” elaborado por Émile Durkheim está baseado no pressuposto de que existe entre os fatos sociais uma natureza coletiva de tal modo que as consciências individuais aparecem subordinadas ao pensamento orientado por regras compartilhadas por um determinado grupo social. Isso significa que:
A
Apesar de cada indivíduo possuir uma consciência individual, não é possível afirmar que exista uma consciência coletiva capaz de resultar em maneiras  padronizadas de comportamento no interior de cada sociedade.
B
A consciência coletiva estaria espalhada por toda sociedade, impondo-se sobre as vontades individuais através das sanções legais e espontâneas.
C
Apesar da existência da consciência coletiva, existe uma consciência individual capaz de garantir a liberdade de opinião e escolha de cada um.
D
A consciência coletiva está ligada ao poder sobrenatural da consciência individual.
E
A consciência coletiva atua em casos raros ou esporádicos.

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Observe alguns artigos da Declaração dos Direitos do Homem e do cidadão (França, 26/08/1789):
“Art.1 – Os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos. As distinções sociais não podem ser fundadas senão na utilidade comum.”
“Art. 2 – O fim de toda associação política é a conservação dos direitos naturais e imprescritíveis do homem. Estes direitos são a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência à opressão.”
“Art. 3- O princípio de toda soberania reside essencialmente na nação. Nenhum corpo, nenhum indivíduo pode exercer autoridade que dela não emane expressamente.”
As idéias acima mostram que Revoluções Burguesas representaram uma ruptura em relação:
A
A ordem econômica, particularmente, as antigas formas de trabalho baseadas na produção artesanal, embora as práticas culturais e políticas medievais não tenham sofrido alterações.
B
As ordens políticas e econômicas baseadas na disseminação de idéias científicas e no trabalho assalariado e livre.
C
As ordens política, econômica e social, ou seja, ao teocentrismo, ao trabalho artesanal e independente, bem como os costumes feudais.
D
Ao trabalho subordinado à divisão social e técnica característica da sociedade capitalista, bem como os direitos individuais.
E
Ao estado laico predominante nas sociedades feudais.



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Conteúdo 12
UNIDADE II



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